Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores.
Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas, eles são os verdadeiros “amantes da sabedoria”.
Eles fazem fluir o saber, não o dado, a informação, o puro conhecimento, porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso são imprescindíveis.
Daqui há alguns meses nos formaremos e faremos parte desta missão que é educar. O educador lida com a arte de educar e é no seu ensinar que se dá seu aprendizado de artista.
Faz arte porque cotidianamente depara-se com o processo de criação na sua prática educativa, onde no dia-a-dia lida com o imaginário e o inusitado.
O ato criador é o processo de dar forma, dar vida aos nossos desejos. Para isso, é necessário estar concentrado para desenvolver o esforço na educação do desejo que traz o germe da paixão. Paixão que precisa ser educada.
A paixão por ensinar deve ser exercitada todos os dias para que sempre se mantenha vivo o desejo por fazer ensinar e fazer aprender. Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente e cabe a nós não deixarmos este sonho se dissipar.
Você está em: Home » expectativa » ser professor » sonho »O que é ser professor?









Comentários:
Postar um comentário