A importância de expressar-se corretamente.

Estava eu visitando alguns sites e blogs quando me deparei com o blog http://blosque.com/. Em um dos seus diversos posts a autora do blog diz que é importante escrever corretamente em um blog para que fique fácil a compreensão dos leitores. Não sei por que, mas, essa frase me fez pensar na real importância da escrita correta. Fiz algumas pesquisas e encontrei uma série de sites com informações sobre o assunto e decidi compartilhar isso com vocês:

1. Por que é tão "difícil" escrever corretamente?

Porque muitas pessoas acham que escrever certo é escrever como se fala, mas, quando falamos, não utilizamos regras necessárias na escrita.

"Para falar, usamos o corpo todo, mexemos as mãos e a cabeça, modulamos a voz, enfim, usamos vários recursos que estão ausentes na língua escrita. Por isso, uma coisa é falar com alguém que está à nossa frente e que, com um simples gesto ou olhar, nos informa que está entendendo tudo; outra coisa muito diferente é escrever.”
Douglas Tufano, Professor de Redação.

Ou seja, quando escrevemos não temos certeza se o leitor nos entenderá (aliás, espero que vocês estejam me entendendo), portanto temos uma série de regras para seguir.

“Para redigir um bom texto, é preciso estudar, aprender certos conceitos, ampliar o vocabulário e praticar bastante. Não é o fim do mundo, mas exige dedicação, esforço e concentração. Com preguiça e má vontade ninguém aprende nada, nem português nem coisa alguma.” Douglas Tufano, Professor de Redação.


2. Por que é importante saber bem a nossa língua?

• PORQUE É A NOSSA LÍNGUA!!!!! Isso pra mim já é motivo suficiente, mas, para aqueles que ainda não se convenceram, tenho outros motivos:
• Porque vivemos numa sociedade onde a comunicação é importante 24 horas por dia (tudo bem, 24 horas é demais, mas ela é importante a partir do momento em que abrimos a boca para falar algo).
• Porque, se você quiser seguir uma carreira profissional, precisará saber escrever bem (mesmo que seja para fazer um relatório chatíssimo).
• Porque, se você estuda, isso será cobrado de você algum dia (se já não estiver sendo).Os vestibulares, caso alguém não saiba, cobram redações e elas são essenciais para o ingresso numa boa faculdade (e para o ingresso em algumas faculdades ruins também).
• É muito triste ter que se deparar com construções ortográficas absurdas ou erros gramaticais bobos, como a não aplicação correta do plural. Falta para muitas pessoas a consciência do quanto expressar-se bem é importante.

“Saber bem o português, falar de modo claro, sem afetação, e escrever de forma fluente, sem cometer erros grosseiros de ortografia ou concordância, não é uma tarefa para superdotados. Basta ter força de vontade para estudar e praticar. E essa competência enriquece muito o currículo profissional, pois o modo como alguém se expressa é uma espécie de cartão de visitas, podendo causar boa ou má impressão logo à primeira vista.”
Douglas Tufano, Professor de Redação.

É preciso saber expressar as nossas idéias corretamente, seja escrevendo ou falando, para que não sejamos mal-interpretados ou compreendidos.

Comentários:

Postar um comentário

/
 
© 2009 | As meninas da licenciatura | Por *Templates para VOCÊ*